sábado, 8 de março de 2008

O Fracasso é o melhor caminho para o aprendizado:

Quando Thomas Edison estava inventando a lâmpada elétrica, falhou 1.200 vezes, antes de finalmente conseguir fazê-la funcionar. Um jornalista, então, perguntou-lhe como ele suportara o fracasso tantas vezes. “Não fracassei mil e duzentas vezes”, respondeu Edison. “Fui bem-sucedido, porque descobri mil e duzentas formas de fazer com que uma lâmpada não funcione”.

Assim é a vida, através dos fracassos que surgem as descobertas!
Não muito diferente é o mundo da comunicação. Muitas vezes o caminho é incerto, teimamos em trocar o certo pelo duvidoso e acabamos nos decepcionando, às vezes com o certo e outras vezes com o duvidoso. Mas essa decepção nada mais é do que a melhor maneira de agregar conhecimento e experiência ao nosso aprendizado, a melhor maneira de pararmos para pensar se estávamos seguindo a via certa ou andando na contramão. A comunicação é uma via de duas mãos, possuindo diversas entradas, retornos e acostamentos. Sempre é possível parar e recomeçar.

Quando lidamos com relacionamentos, lidamos com o desconhecido, você não tem o dom de interpretar os pensamentos do outro ou vice-versa, portanto, se fracassar, lembre-se é através desse pequeno deslize que surgem as grandes vitórias. Ninguém vence na primeira vez, antes é necessário diversas tentativas.

Nenhum comentário: