sábado, 8 de março de 2008

Gestão de Reputação – Ser e parecer.

Como um dos seus mais importantes patrimônios, a reputação das empresas precisa ser gerenciada de forma precisa e eficaz. A sociedade civil está cada vez mais organizada e há agentes especializados que estão acompanhando a atuação de segmentos e de empresas específicas em suas áreas de interesse e cuja opinião e percepção precisam ser monitoradas.

As empresas precisam desenvolver a sua visão de sociedade e agir proativamente a partir da visão, lendo, interpretando e antecipando-se às dinâmicas sociais que possam interferir em seus negócios. Meio ambiente, direitos sociais, trabalho infantil, ética empresarial, desigualdade sociais etc: tudo isso coloca em debate qual o papel que a empresa deve desempenhar para a sociedade, quais são os interesses que ela pode e deve atender. A avaliação dos limites e das possibilidades em que essas demandas dos stakeholders podem ser atendidas, conjugada com a influência negativa ou positiva desse atendimento é um dos importantes componentes da gestão corporativa que precisam ser acompanhados.

Os passos para o gerenciamento e monitoramento consideram pesquisas que subsidiam: definição de objetivos e metas mensuráveis; identificação dos principais agentes que participam do debate público sobre a empresa; preparação de diagnóstico; operacionalização dos conceitos; monitoramento das tendências de opiniões e de mudanças intra-gerações e dentro delas. Avaliação da estrutura de argumentação dos agentes, verificação se há alinhamento crível entre ações, processos e postura da empresa e a linha de comunicação desenvolvida evitando o risco das dissonâncias.

Por Paulo Cidade



Fonte: Jornal da Comunicação Corporativa

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