quarta-feira, 23 de abril de 2008

Blogs - Um novo personagem nas Relações com a Mídia

A internet revolucionou a informação e o processo de comunicação. Com ela surgiu um personagem para lá de instigante - o BLOGUEIRO. Mas quem é essa figura com poder de influenciar a opinião pública?

Para muitos não passa de um vizinho fofoqueiro, mas nem sempre seus comentários são infundados. Como formadores de opinião, são uma FONTE ALTERNATIVA de informações, que promovem um único ponto de vista e usam o seu espaço na rede para falar sobre tudo e qualquer coisa.

O poder de INFLUÊNCIA PÚBLICA dos blogs só tende a crescer. Empresas e consultores começam a integrar blogs em suas políticas de relações e de comunicação corporativa. A amplitude alcançada nestes espaços pode ser encarada como UM PROBLEMA OU UMA OPORTUNIDADE. Um blog corporativo reforça relacionamento entre empresa e cliente, sem contar que é mais fácil saber tudo o que pensam e falam sobre você.

Há boas razões para saltar no mundo dos blogs, mas sua criação exige um COMPROMETIMENTO por parte da empresa. O primeiro passo é MONITORAR o que as pessoas estão dizendo sobre seu mercado de atuação, sobre sua companhia e os produtos que comercializa.

Deixar recados em ESPAÇOS EXPRESSIVOS é outra boa estratégia. Você passará a ser conhecido por blogueiros e terá a oportunidade de apresentar seu ponto de vista ou responder aos comentários sobre o setor ou a empresa que dirige.

Lembre-se que, enquanto relações com a mídia e marketing transmitem mensagens unificadas em diferentes plataformas, os blogs se encarregam do TOM CASUAL entre a companhia, consumidores e parceiros, sem perder o caráter de RELACIONAMENTO.


FONTE: www.scritta.com.br

3 comentários:

Carol Terra disse...

RPMais, e por falar em novas mídias e blogs, surge aí uma nova oportunidade profissional para os comunicadores. Veja: http://rpalavreando.blogspot.com/2008/04/mediador-social-e-novo-blog-corporativo.html.
Beijos, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

Ser.RP... disse...

valeu pelo comentário Marcos!!
Vamos trocando figurinhas e ajudar a divulgar os blogs de comunicação!!
um super abraço!!

Anônimo disse...

Companheiros,

Sou estudante de RP e trabalho numa Agencia de Viagens que trabalha com viagens de formatura para estudantes do 2º e 3º grau. Tenho vontade de criar um blog para interagir com os estudantes. Será que alguém poderia me dar algumas dicas de como montar um blog e como fazer ele ficar conhecido, principalmente para os estudantes?
Se alguém puder me ajudar, me mande algo por email: maycon_coelho@msn.com
Obrigado!

Maycon Ramos