quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma para Jornalista não é mais necessário no Brasil!!

Parece piada, mas não é!!
Foi votado hoje pelo Supremo Tribunal Federal pelos ministros Gilmar Mendes, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello que votaram contra a exigência e Marco Aurélio Mello, único que votou a favor da obrigatoriedade do diploma.
Estou inconformada é um absurdo!
Como se todo esforço realizado por nossos colegas de profissão, para uma formação adequada, para informar à todos com qualidade e ainda avaliar fatos com criticidade e humanidade fossem jogados no lixo.
Bacana!! Tô só esperando a patifaria que isso vai se tornar, preparem-se para que todos os jornais se tornem "Cidade Alerta".

3 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Talvez não tenha relação a qualidade da programação/do jornalismo (como a criação de mais programas 'cidade alerta') porque a tv mostra o que o telespectador quer ver. Na prática creio que pouco irá mudar, as empresas (agencias, emissoras, organizaçoes...) irão ainda contratar jornalistas formados e tambem estagiarios pois estão em busca da qualidade, o que muda pode ser a diminuição do poder do sindicato (ou extinção), extinção de um piso salarial justo aos profissionais.


Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Anne Lisboa disse...

Oi Mateus, como sempre presente por aqui! Obrigada por comentar.

Pois é, ainda estou relutante com esse assunto.
Acho essencial a formação acadêmica, tenho certeza que há muitos profissionais realizando excelentes trabalhos sem o diploma de jornalista, ainda sim, acho que esses deveriam estudar comunicação como forma de complementar e assegurar a qualidade das informações.

Bjos!

Conhecimento e Informação disse...

Imagine! Eliminar o diploma dos jornalistas, imagine a falta de credibilidade caso isso ocorra com a nossa profissão que ainda não é tão reconhecida como gostaríamos que fosse.